Em 2017 iniciamos nossos encontros e projetos em parceria com a Comunidade Indígena da Reserva Guarani Rio Silveiras, situada em Boraceia/São Sebastião-SP.
Nossa primeira ação foi em parceria com a escola situada dentro da aldeia.
Junto com a equipe da coordenação e professores, desenvolvemos o Programa Carta&Livro com 2 grupos de alunos indígenas:
– jovens do último ano, que se corresponderam com alunos do ensino médio da escola municipal de Barra do Una e
– crianças indígenas que se corresponderam com crianças de um abrigo de São Paulo e outros voluntários.
Nossa segunda ação foi no Posto de Saúde desta aldeia. Com a equipe de médicos e técnicos de saúde e apoio da comunidade, realizamos o Pedju Porã / Bem vindos.
Foram promovidos encontros para fortalecer e incentivar a cultura e sabedoria tradicionais Guarani, ampliando-as com conhecimento de centros urbanos.
Nosso trabalho se deu com as gestantes, pais, mães e seus filhos de até cinco anos.
O foco do trabalho foi alimentação, buscando minimizar os altos índices de desnutrição e baixo peso dos bebês e crianças.
Com o objetivo de valorizar e preservar a Cultura e Sabedoria Guarani, realizamos encontros com lideranças espirituais e as crianças.
Após escutarem uma história (sempre em Guarani), disponibilizávamos papéis, lápis, tintas etc… para o registro das mesmas pelas crianças.
Esses encontros foram gravados e nossa intenção é organizar todo material em cadernos e livros.
Realizamos intercâmbio entre as culturas Guarani e das cidades, recebendo indígenas na nossa sede paulistana e também durante as viagens que fizemos para a Reserva Guarani Rio Silveiras em Boraceia, São Sebastião.
Foi organizado um evento cultural e esportivo em Juquehy, para aproximar as pessoas e diminuir os preconceitos.
Apoiamos a iniciativa do Museu AfroBrasil para trazer um grupo de crianças, jovens e adultos guaranis para ver a exposição: “Heranças de um Brasil Profundo”, que apresenta a arte dos povos e etnias originários do país. Assistimos também o filme “MBORAIHU – “O espírito que nos une” e participamos do debate inspirado pelo documentário.
Copyright © 2020 Núcleo Morungaba - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: PWI Web Studio