Maria Duschenes (1922-2014) coordenou o projeto Dança/Arte do Movimento, realizado nas bibliotecas públicas de São Paulo pelo Departamento de Bibliotecas Infanto-Juvenis da Secretaria Municipal de Cultura (1984-1994). O projeto de dança educativa tinha por temas básicos o corpo e o esforço que a pessoa faz para se movimentar, a descoberta do espaço e a comunicação ou o relacionamento com o meio e com as outras pessoas. Para viabilização deste projeto a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo contratou a Daraína (Tuca) Pregnolato e Renata Macedo Soares e pode contar com apoio de muitas alunas de Dona Maria.
Cronograma:
1978 – Primeiras iniciativas da dança em bibliotecas, realizadas pela psicóloga Regina Machado com supervisão de Dona Maria.
1979 – Centenário de Laban: reuniu crianças de várias bibliotecas no Parque Ibirapuera.
1983 – Projeto-piloto em bibliotecas. Dona Maria reúne algumas alunas, entre elas Fernanda Abujamra, Renata Macedo Soares, Sandra Rodrigues, Solange Arruda, Sônia Klias, Daraína (Tuca) Pregnolato, Cibele Cavalcante e Regina Machado, que desenvolvem o trabalho voluntariamente.
1984 – Esse projeto foi encaminhado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Dona Maria assumiu a coordenação e supervisão do projeto Dança/Arte do Movimento em Bibliotecas Infanto-Juvenis e Renata Macedo Soares e Daraina Pregnolatto foram contratadas. Este projeto durou até 1994 e, ao longo destes anos, foram criadas equipes de apoio e realizadas contratações provisórias. Solange Garbaz, como funcionária pública, também participou das atividades.
1995 – O projeto de dança em bibliotecas teve continuidade sob a responsabilidade de Renata Macedo Soares e, em 2000, foi assumido pela Associação Morungaba, fazendo crescer a semente plantada pela Dona Maria, de levar a dança para todas as crianças, com ou sem deficiência.
Copyright © 2020 Núcleo Morungaba - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: PWI Web Studio