Maria Dushenes

Maria Duschenes (1922-2014) nasceu na Hungria e veio ao Brasil devido à 2ª Grande Guerra. Trouxe na bagagem um vasto conhecimento e experiência na dança. Difundiu, na cidade de São Paulo, os métodos de Emile Jaques Dalcroze (1865-1950) e Rudolf Laban (1879-1958), inter-relacionando as artes e acentuando a ligação do corpo com a mente.

Dona Maria, como era carinhosamente chamada por seus alunos, sempre buscou colocar a dança à disposição de todos; acreditava que esse não deveria ser um trabalho para “poucos” e que buscasse a perfeição, mas sim uma ferramenta para o autoconhecimento e integração ao grupo.

Algumas Danças Corais, eventos que reúnem diversas pessoas, cada uma com seu repertório de movimento, foram marcantes na carreira da Dona Maria. Entre elas: O Navio da Noite (1989), realizado no Centro Cultural São Paulo como parte das comemorações de 110 anos de Laban; Origens I (1990), que reuniu 150 pessoas no palco do Theatro Municipal de São Paulo; e Origens II (1991), quando foi homenageada durante a 21ª Bienal Internacional de São Paulo.

Na Dança Coral Origens II foram realizados dois espetáculos que aconteceram ao ar livre na instalação Slice of Earth de Denise Milan, no Parque Ibirapuera: um infantil, com pelo menos 100 crianças, e outro profissional. Este evento foi concebido e organizado por Maria Mommensohn, Daraína (Tuca) Pregnolato, Renata Macedo Soares e Solange Arruda.

 

 

 

 
 

Previous
Next
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more
Show more

+55 (11) 9 8906 5461 (Renata) @mewemorungaba /MeWe Morungaba