O Projeto Descobrir foi implantado no ano de 2000 para promover atividades corporais com crianças de 2 a 6 anos em 3 creches localizadas na favela do Jaguaré, no Município de São Paulo. Ele foi resultado de uma parceria do Morungaba com o Colégio Santa Cruz e sua Congregação.
Durante seus 3 anos de funcionamento, o Programa foi operando mudanças em sua proposição, de acordo com as avaliações feita junto às equipes das creches e da pré-escola do Colégio Santa Cruz. Além das ações com as crianças, o Programa Descobrir trabalhou também atividades de relaxamento, expressão corporal e reflexão com as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil.
Através da ocupação de espaços públicos, como o Parque Villa Lobos, a Biblioteca Infanto-Juvenil Clarice Lispector e a Biblioteca Infanto-Juvenil Álvaro Guerra, foram trabalhadas questões de acessibilidade e integração entre as crianças moradoras da favela e os alunos da pré-escola do Colégio Santa Cruz.
Para realização deste programa, o Morungaba contou com apoio de voluntários e realizou convênio de estágio com as seguintes instituições:
– Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)/Curso de Terapia Ocupacional, por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional do Depto. de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.
– Unesp – Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística.
– Colégio Santa Cruz – Disciplina Ética e Cidadania do 2º ano do Ensino Médio.
Copyright © 2020 Núcleo Morungaba - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: PWI Web Studio