O Programa EstimulAÇÃO atende crianças e jovens em situação de acolhimento, com o objetivo de proporcionar momentos de confiança, respeito e escuta para ir de encontro às demandas e interesses do grupo.
Através de jogos cooperativos, danças, músicas, poesias, histórias, artes e conversas sobre temas sugeridos pelos participantes são facilitados o auto conhecimento, a expressão de sentimentos e a integração no grupo.
O “Estimulação” é composto de módulos semestrais e, ao longo de sua história, contou com várias parcerias: SESC Vila Mariana, Fundação Itaú Social, Centro Cultural São Paulo, bibliotecas, museus e Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera / SME (CECCO Ibirapuera).
No período de 2009 à 2014 os encontros aconteceram na sede do Morungaba e aos finais de semana eram realizados passeios culturais.
Em 2020 esse Programa renasce com a parceira do Núcleo de Educação do curso de Psicologia da PUC-SP e de SAICAs (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes).
Histórico do Estimulação:
1991 – O programa nasce ocupando o espaço físico do Centro Cultural São Paulo
1999 – O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Apoio à Cultura reconhece o programa Estimulação com base na Lei Rouanet (nº 8.313/91). Neste ano, passa a acontecer no SESC Vila Mariana e ganha como novos parceiros o Núcleo de Educação da Faculdade de Psicologia da PUC/SP, o Colégio Santa Cruz e a FEBEM-DT 2-Casas de Convivência.
Atendidos: crianças em situação de acolhimento, moradoras da favela Jardim Miriam e usuários do SESC Vila Mariana.
2001 – Realizado no Centro Cultural São Paulo, com apoio da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Faculdade de Psicologia – Núcleo de Educação, Curso de Integração Psicofísico e Faculdade de Comunicação e Arte do Corpo.
Atendidos: Abrigo Reviver, Abrigo de Pinheiros, Associação Beneficente Santa Fé/Minha casa, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto/Casa Coração de Maria e Movimento de Moradia do Centro (MMC), e usuários do Centro Cultural São Paulo.
2002 – Realizado no Centro Cultural São Paulo, com apoio de voluntários e estagiários da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.
Atendidos: Movimento de Moradia do Centro (MMC), Abrigo Coração de Maria, Escola Estadual Marechal Floriano, e usuários do Centro Cultural São Paulo.
2003– Realizado no Centro Cultural São Paulo, com apoio de estagiários da Faculdade de Medicina /Terapia Ocupacional/USP, PUC-SP/Comunicação e Artes do Corpo e da Colméia – Instituição a Serviço da Juventude/Curso de Educadores Infantis.
Atendidos: Associação Santa Fé/Minha Casa e Abrigo Aclimação, e usuários do Centro Cultural São Paulo.
2004 – Realizado no Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera, com apoio de estagiários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP: Faculdade de Psicologia – Núcleo de Integração Psicofísica – 5º ano, Faculdade de Pedagogia – 4º e Comunicação e Artes do Corpo. Da Universidade de São Paulo – USP: Faculdade de Medicina – Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Curso de Terapia Ocupacional – 4º ano e da Universidade Mackenzie – Faculdade de Educação Física.
Atendidos: Associação Beneficente Santa Fé/Minha Casa, Abrigo Aclimação e crianças com deficiência auditiva da DERDIC – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, e usuários do Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera.
2005 – O Estimulação recebe o patrocínio da Fundação Itaú Social, e passou a ser realizado em vários locais:
CEU Inácio Monteiro/Secretaria Municipal de Educação/Guaianazes.
Biblioteca Infanto Juvenil Clarice Lispector/Secretaria Municipal de Cultura
Centro Cultural São Paulo/ Secretaria Municipal de Cultura
Museu AfroBrasil/ Secretaria Estadual de Cultura
Pinacoteca do Estado de São Paulo/ Secretaria de Estado da Cultura
Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera/ Secretaria Municipal de Saúde
Atendidos: Alunos com deficiência auditiva da DERDIC – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação e usuários do Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera.
Polo Cultural da Terceira Idade/ Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Com apoio de estagiários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP, Universidade de São Paulo – USP, Universidade Anhembi Morumbi.
2006 – Último ano do patrocínio da Fundação Itaú Social. O Estimulação ganha também o apoio do “Se Toque” – Instituto de Desenvolvimento Social.
Locais: Bibliotecas Infanto-Juvenis Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Raul Bopp e Anne Frank/ Secretaria Municipal de Cultura.
Atendidos: crianças em situação de acolhimento, alunos de escolas publicas e usuários das bibliotecas.
2007 – O Estimulação é realizado no Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera/Secretaria Municipal de Saúde e contou com apoio de estagiários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Psicologia.
Atendidos: Associação Beneficente Santa Fé/Minha casa e Centro de Referência da Criança e do Adolescente CRECA/Vila Mariana, e usuários do Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera.
2008 – Local: Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera, com apoio de estagiários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Psicologia e Universidade São Camilo/Terapia Ocupacional.
Atendidos: Crianças da Associação Beneficente Santa Fé/Minha casa, e usuários do Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera.
2009 / 2014 – O Estimulação passa a ser realizado na sede do Núcleo Morungaba.
2012 – Com o apoio da CONPARES – Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social – Administração Pública de São Paulo foram contratadas duas educadoras.
2020 – O Estimulação passa a ser realizado em SAICAs (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) e conta com apoio de estagiários de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP.
Copyright © 2020 Núcleo Morungaba - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: PWI Web Studio