O Centro de Convivência e Cooperativa do Parque Ibirapuera, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo desde 1991, é um programa intersetorial. Por um lado, viabilizado por órgãos governamentais como as Secretarias do Verde e Meio Ambiente, e de Cultura, Esportes e Lazer e, por outro, apoiado por instituições não governamentais, entre elas a Associação Morungaba.
O foco do trabalho do CECCO está na autonomia, na manifestação do desejo e na acessibilidade, incorporando um novo paradigma que associa saúde à liberdade e criatividade num contexto coletivo e existencial.
A dança e atividades corporais são facilitadoras do agrupamento de indivíduos, e foram incorporadas ao programa com a finalidade de desenvolver junto aos participantes seu potencial ativo, ampliação de repertório e de rede social.
O Morungaba desenvolveu projetos em parceria com o CECCO Ibirapuera em 2 momentos:
1991 – 1997 – Projeto Momento Movimentado, para crianças moradoras da favela Jardim Miriam, que vinham ao parque Ibirapuera diariamente como meio de sobrevivência e proteção, e Projeto de Dança para adultos com deficiência, integrando alunos da APAE e usuários do parque.
2004 – 2008 – O Projeto Estimulação, integrando crianças surdas do DERDIC (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação), crianças em situação de acolhimento do abrigo “Minha Casa” e usuários do parque.
Este programa contou com o apoio de voluntários e estagiários da Psicologia da PUC-SP e Terapia Ocupacional da USP.
Copyright © 2020 Núcleo Morungaba - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: PWI Web Studio